quarta-feira, 19 de junho de 2013

VIAGEM

Boa noite, queridos(as) leitores(as)!!!

Amo viajar (quem não gosta), mas grandes viagens são feitas em nossa própria casa com um bom livro e,  por que não, um submarino quentinho (uma barra de chocolate mergulhada no leite quente) hummmmmm!!!
Bom, não é?
Fico muito feliz quando começo a conversar sobre leituras com os alunos e eles me dizem o que estão lendo, "troco figurinhas" com eles que me indicam bons livros e eu também, a eles. 
Uma queridíssima aluna do 1° ano do Ensino Médio, quando descobriu que eu amava as séries vampirescas, indicou-me o livro "Beijos de Vampiro", já estou no 3° e amei. 
Já disse que sou eclética, gosto de ler muitos estilos. Li Harry Potter quando ninguém ainda tinha ouvido falar do livro. 
Um bom professor deve estar aberto para aquilo que os alunos gostam sem deixar de trazê-los para os clássicos, podemos ensiná-los a serem ecléticos e lerem o que cair nas mãos.
Lembro-me que toda vez que eu explicava as histórias contidas no livro "Os Lusíadas" desde o encontro dos deuses no Olimpo até a chegada às Índias, sobre o prêmio dado aos heróis sendo, os nossos ilustres portugueses, recebidos pelas ninfas na Ilha dos Amores, os alunos ficavam tão interessados na minha "contação" que queriam ler o livro e eu, muitas vezes, encontrava-os na sala com o livro em punho. Isso me deixava super feliz porque só assim eu notava a minha influência positiva quanto à iniciação deles nos clássicos.



MAR PORTUGUÊS

Ó mar salgado, quanto do teu sal
São lágrimas de Portugal!
Por te cruzarmos, quantas mães choraram,
Quantos filhos em vão rezaram!

Quantas noivas ficaram por casar
Para que fosses nosso, ó mar!
Valeu a pena? Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena.

Quem quer passar além do Bojador
Tem que passar além da dor.
Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
Mas nele é que espelhou o céu.



Nenhum comentário:

Postar um comentário